“Educar pela Pesquisa e Aprender pela Tecnologia”

Encontram-se disponíveis nas secretarias da FACIT os livros de resumo para aqueles que ainda não pegaram.

Informações

Objetivos

- Fomentar a discussão a respeito da relação ciência e tecnologia e o envolvimento da pesquisa em Engenharia e em Ciências Exatas.
- Promover a ampliação do conhecimento científico acumulado na comunidade acadêmica, incentivando...

Público Alvo

O I Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência e Tecnologia / FACIT dirige-se a estudantes e professores, de Graduação e Pós-Graduação, em Engenharia, Ciências Exatas, Biotecnologia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e áreas afins. Dirige-se também a...

Inscrições

As inscrições serão feitas, exclusivamente, pela internet e só terá direito ao certificado aquele que tiver efetivado sua inscrição. Para fins de certificado, a presença do participante será aferida por sistema biométrico quando computado 75% da participação em todo o evento.

A FACIT

Conferencistas

Pedro Demo (UNB)

“Pesquisa: princípio científico e
educativo”

“Pesquisa é vista sob dupla ótica. De um lado, na visão mais tradicional, como estratégia de produção de conhecimento, seguindo o método científico. De outro, agrega-se o compromisso educativo de cuidar que o estudante aprenda bem de maneira autoral, enquanto cultiva a cidadania que sabe pensar. Pesquisa serve, então, para questionar o atual instrucionismo vigente na universidade e escola (aula copiada para ser copiada, repasse de conteúdo de apostilas, provas miméticas etc.) indicando que não se pode passar pelos cursos sem aprender a fazer ciência, possivelmente a habilidade mais decisiva de hoje na sociedade/economia do conhecimento.”

Roberto Crema (UNIPAZ)

“Inteligência Integral: o desafio transdisciplinar”

“Diante dos cenários da mundialização, nenhuma inteligência meramente especializada pode responder satisfatoriamente, pois os problemas são globais. Necessitamos de uma inteligência integral, para fazer frente aos tremendos desafios da crise global do momento que atravessamos enquanto uma família humana: uma época de mudanças e, sobretudo, uma mudança de época. Como afirma o conhecido axioma holístico, Pensar globalmente, agir localmente. Para não agir loucamente, vale acrescentar.”

Marcelo Gleiser (Dartmouth College - EUA)

Videoconferência

“O Que Sabemos e não Sabemos do Universo”

“Nesta palestra apresentarei um breve resumo do que sabemos sobre o universo: sua idade, sua história e detalhes de sua evolução e propriedades. Farei, também, um apanhado da situação no microuniverso das partículas elementares, mostrando como micro e macro se complementam. Terminarei expondo alguns dos maiores desafios que temos hoje na cosmologia, e o que eles nos dizem sobre a natureza da pesquisa científica e da busca humana por conhecimento.”

Realização

Apoio

Instituições Participantes

Contato

Telefones : (38)4009.5753 / 4009.5768

Praça da Tecnologia, 77 - São João
Montes Claros - MG